Rosana Paulino
São Paulo, Brasil, 1967. A artista reside e trabalha em São Paulo.
Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, possui especialização em gravura pelo London Print Studio, em Londres, e é bacharel em Gravura pela ECA/USP. Recebeu bolsas do Programa Bolsa da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008 e da CAPES de 2008 a 2011. Em 2014, foi contemplada com uma bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.
Como artista, destaca-se por sua produção voltada para questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos abordam principalmente a posição da mulher negra na sociedade brasileira e as diversas formas de violência enfrentadas por essa população, resultantes do racismo e das marcas deixadas pela escravidão.
Suas obras estão presentes em importantes museus, tais como o MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Malba - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, o UNM - University of New Mexico Art Museum, em Novo México, EUA, e o Museu Afro-Brasil, em São Paulo.
A artista tem participado ativamente de diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior.