© 2015 Sala Rússia

 Av. 9 de Julho 5593, conj. 14 | Jardim Paulista, São Paulo - SP

walton hoffmann

Walton Hoffmann nasceu em Curitiba - PR em 1955. Seus trabalhos se referem ao universo infantil e estão ligados a sua herança cultural. O artista busca inspiração no antigo hábito escandinavo (cultivado por seus avós - suecos e islandeses) de recortar figuras em madeira ou papel e, também, na projeção de sombras nas paredes. 
O "Lego" cujo conceito, em latim, quer dizer: colocar junto, também, é forte referência em sua obra. Este jogo foi inventado por um carpinteiro dinamarquês.  Suas composições são extremamente lúdicas e seus inúmeros ícones sempre possibiliam ao espectador realizar uma viagem através da memória. 
Suas imagens são colhidas em diversas fontes, e se unem a elementos fantásticos ,de sonhos e inventados. Transformadas em silhuetas produzem uma linguagem única e pessoal que é transmitida em sua pintura (com ironia e humor) nas formas de jogos, charadas e enigmas.Sobre seu trabalho escreveu a crítica de arte portuguesa Luísa Soares de Oliveira "Walton Hoffmann que pertence, geracionalmente, a um grupo que redescobre as capacidades expressivas da pintura, anula, voluntariamente, as marcas visíveis da sua individualidade para nos levar de novo ao mundo da infância.Pois não é o jogo o único modo que as crianças tem de dominar e aprisionar o mundo?" 
O critico espanhol Adolfo Montejo Navas que apresenta sua mostra no centro Cutural Candido Mendes , diz sobre sua obra : '…. Há algo aliceano nesta pintura ficcional,que desloca a lógica tanto da representação quanto da sua semântica. 
Como há, no fundo, um tom de natureza morta ressuscitada, de cenas fragmentadas. A pintura "tipográfica" deste pincel a-naturalista sabe disso em sua escrita, sejam telas ou caixas".